Chamada para submissões

A submissão de trabalhos para Resumo Expandido deverá ser submetida, impreterivelmente, até o dia 30 de maio de 2016 13 de junho de 2016, sendo os trabalhos avaliados quanto à forma e referendados para publicação pela Comissão Científica do evento.

 

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos devem possuir foco e escopo a partir do referencial psicanalítico com o objetivo de publicar nos seguintes formatos:

  1. Relato de pesquisa;
  2. Experiência profissional;
  3. Ensaio teórico pertinente à Psicanálise.

 

Os trabalhos aceitos para apresentação no Congresso Internacional Sobre o Corpo em Psicanálise – IX Encontro Ítalo-Brasileiro de Psicanálise serão publicados na íntegra nos Anais Eletrônicos do evento, com ISSN que será divulgado posteriormente.



CRITÉRIOS PRÉVIOS DE ANÁLISE E SELEÇÃO DOS TRABALHOS

  • O trabalho completo deverá ser enviado até 

    30 de maio de 2016 13 de junho de 2016.

  • . O sistema não permitirá o envio de trabalhos fora do prazo estabelecido.
  • Para que seja realizada a avaliação do trabalho submetido, os autores e coautores (se houver) deverão estar inscritos oficialmente no evento.
  • Ser relato de pesquisa, experiência profissional ou ensaio teórico pertinente à Psicanálise.
  • Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica do evento, obedecendo aos seguintes critérios: coesão textual, apresentação dos elementos de trabalhos científicos e referências bibliográficas segundo as normas da ABNT.
  • Na produção do seu trabalho deverá ser usado o modelo de template com a configuração padrão do evento. (clique aqui para baixar)
  • É importante que os resumos expandidos sejam cuidadosamente revisados antes da submissão online.
  • O manuscrito (arquivo enviado) submetido à avaliação para publicação deverá se apresentar sem informações de nomes e currículo-síntese dos autores, devendo constar apenas título e subtítulo (se houver). Este é um princípio do processo de avaliação cega por pares.
  • O autor deve preencher o próprio currículo-síntese e os dos coautores (se houver) no campo “Resumo da Biografia” no momento da submissão, através do sistema online do evento, disponibilizando as seguintes informações: titulação acadêmica do autor e respectiva instituição; área de estudos e linha de pesquisa; atividades que desempenha; instituição a que está vinculado; e endereço eletrônico completo (e-mail).

 

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA AUTORES

  • Trabalhos que estiverem fora das normas serão devolvidos aos autores que, se houver tempo hábil, poderão realizar as correções e reencaminhá-los até  13 de junho de 2016, para que haja um novo parecer. E assim, submeter um novo processo.
  • Cada manuscrito submetido ao evento será enumerado com um número de registro de identificação “ID”, o qual permitirá o usuário acompanhar o prélio de avaliação do trabalho.
  • O autor poderá acompanhar o andamento do prélio do trabalho enviado através do seu usuário na plataforma do evento, não sendo necessário o envio de e-mail solicitando informações sobre a situação da avaliação do trabalho submetido à comissão de organização.
  • Os Resumos Expandidos deverão ser encaminhados exclusivamente através do Portal Online de Eventos em Psicanálise, no endereço eletrônico www.ipfr.org/submissao, cujas instruções se encontram disponíveis no link Diretrizes para Autores.

 

FORMATO DE APRESENTAÇÃO

Comunicação em formato Pôster

O tamanho do pôster deverá ser de 0,9 m de largura x 1,20 m de altura. Todo material necessário para a fixação dos pôsteres será de responsabilidade do autor apresentador;

Será disponibilizado um modelo de Template para os tranbalhos  aprovados.

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

 

1. O texto deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.

Observação: Para avaliação às cegas, a identificação do autor deve ser removida, e "autor" na parte superior e "ano" em notas de rodapé, ao invés de nomes de autores. O nome do autor também deve ser removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" na maioria dos editores de texto.

2. O resumo expandido deverá ocupar no mínimo duas e no máximo quatro páginas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.

3. O texto deverá ser no formato de página A-4, conforme modelo padrão divulgado na plataforma do evento. (clique aqui para baixar)

4. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

5. Citações de trabalhos extraídos de resumos e abstracts, publicações no prélio e comunicação pessoal não serão aceitas no resumo expandido.

6. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais de cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.

7. O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em caixa alta, utilizando fonte Time New Roman, tamanho 14, em negrito, centralizado e com no máximo 20 palavras.

8. Após duas linhas (espaços) do Título, deve aparecer o Nome Completo do Autor e coautores (se houver), separados linhas, em fonte Time New Roman, corpo 10, avançado à direita. Fazer chamada com número arábico sobrescrito para cada autor, em nota de rodapé, para indicar à titulação acadêmica do autor e respectiva instituição; área de estudos e linha de pesquisa; atividades que desempenha; instituição a que está vinculado; e eletrônico completo (e-mail), dados esses informados no currículo-síntese em metadados de cada autor.

9. A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, incluindo justificativa, objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado em parágrafo único.

10. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, deverão ser incluídas no mínimo três e no máximo cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separando-as por “ponto e vírgula”.

11. A seção Introdução deve ser breve e conter no máximo 1000 (um mil) palavras. Justificar de forma clara o problema estudado, utilizando-se de revisão da literatura. O último parágrafo deve apresentar os objetivos do trabalho realizado.

12. A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras.

13. A seção Resultados e Discussão deve trazer os resultados obtidos até o momento, podendo ser apresentados também na forma de Quadro, Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

14. As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar a qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

15. A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.

16. Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT.

 

Modelo de Template para Resumo Expandido (clique aqui para baixar)

Modelo de Template para Banner  (clique aqui para baixar)

Submissões a esta conferência fecharam em 2016-06-13.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Autores: disponibilizamos o modelo do banner para exposição dos trabalhos Clique aqui!

Caso tenha problemas com seu login e senha acesse o link: "Esqueceu a senha" ou entre em contato através do e-mail: contato@ipfr.org